A poliureia, desde que respeitados alguns requisitos sobre o estado do substrato, pode ser aplicado diretamente sobre a superfície a ser impermeabilizada, sem a necessidade de quebrar e retirar o sistema de impermeabilização anterior, como é o caso de reformas de manta asfáltica tradicional e tem secagem rápida.
A poliureia tem alta resistência química e mecânica, com propriedades impermeabilizantes capazes de revestir um suporte em breves instantes. Este sistema de impermeabilização líquida forma uma membrana de proteção sob o substrato a ser impermeabilizado, permitindo a obtenção de uma membrana totalmente contínua, sem juntas e secagem rápida até 30segundos, impedindo a passagem de água, e sendo capaz de resistir, além da movimentação estrutura, também à abrasão, tráfego de pedestres e veículos, agentes químicos agressivos e choques mecânicos.
A poliureia é aplicada em spray com um equipamento de alta tecnologia, a uma temperatura de 75°C, de alta pressão. Este sistema pode ser aplicado sob a forma de projeção (a quente) ou como se de uma pintura se tratasse (a frio) obtendo-se de ambas as formas uma impermeabilização eficaz e contínua em poliureia.

