Para além da utilização humana e das catástrofes geológicas, a água é o maior agente deerosão e desgaste na construção civil. A preocupação com infiltrações e humidade esteve sempre presente desde que o homem se instalou e procurou conforto, esta necessidade promovea capacidade criativa de se criarem soluções eficientes que são, de resto, sistematicamente actualizadas em virtude dos avanços tecnológicos .
A poliureia é um material que resulta dessa mesma capacidade de evolução industrial e que resulta da combinação entre dois compostos, daí se designar por um material bicomponente, que se compõe por uma resina e um catalisador; de onde se forma uma membrana de protecção para a água, ou seja, o sistema gera uma membrana de protecção sob o substrato a ser impermeabilizado, impedindo a passagem de água e sendo capaz de resistir, além da movimentação estrutural, à abrasão, à circulação pedestre e veículos, a agentes químicos agressivos e a choques mecânicos também.
– A poliureia é um material é comercializado na forma de manta líquida (aplicado manualmente ou com um spray) e classificado como um sistema de impermeabilização flexível, sendo especialmente indicado para áreas sujeitas a movimentação térmica como lajes, zonas de estacionamento, coberturas, pisos industriais, e demais áreas em que é preciso conciliar a durabilidade, a elasticidade e a resistência. Esta membrana elástica impermeável, depois de aplicada, seca rapidamente.
A poliureia contempla diversas aplicações e podendo ser utilizada como acabamento final, este acabamento é, no mais, uma boa opção do ponto de vista ecológico.
- VANTAGENS
- Cura rápida: a cura do material é de, aproximadamente, um minuto, o que faz com que este sistema seja ideal em situações em que é preciso agilidade na execução do serviço.
- Não é necessário remover o pavimento existente: a aplicação da poliureia pode ser executada directamente sobre a superfície impermeabilizada sem que haja necessidade de se quebrar e retirar o sistema de impermeabilização utilizado anteriormente como é o caso da manta asfáltica tradicional. Esta vantagem, para além de economizar o tempo de obra, não gera custos de resíduos e entulhos.

